Hidrometração individualizada

 (Flávia Gomes)

97,5% da água existente no mundo é salgada, água do mar. Apenas 2,49% é doce, mas está localizada nas geleiras e aquíferos subterrâneos. E vale lembrar que eles estão tendo seus níveis de água rebaixados ou poluídos. Menos de 1% está disponível em rios e fontes de fácil captação. Aqui é importante frisar que mais de 1 bilhão de pessoas no planeta não tem água potável à disposição.

Nesse ponto, o Brasil leva vantagem. Nosso país concentra 11% da água doce superficial do mundo. 70%, na Amazônia e o restante, distribuído irregularmente para atender 93% da população. O problema de falta de água já é uma realidade e é um desafio que temos que aprender a resolver.

Para colaborar com esse problema mundial, o DF possui a Lei Distrital nº 3.557, de 18 de janeiro de 2005, que obriga os condomínios a instalarem hidrômetros individuais. Essa individualização proporciona até 45% a menos no valor da conta de água. Uma análise feita em condomínio durante 30 dias mostrou que o consumo caiu 11% em volume de água e 20% em reais, além de ter havido uma queda na faixa de consumo.

O importante é lembrar que a individualização força uma mudança de comportamento e de consciência do morador. Como ele passa a pagar apenas por aquilo que consumiu, há uma tendência em gastar menos, em economizar o uso e diminuir o desperdício. É bom para o meio ambiente e é bom para o bolso do consumidor. A mudança de comportamento é importante, pois o consumo racional da água está diretamente ligado ao uso e ao desperdício. Tudo depende de uma mudança de atitude!

Para falar de todas as vantagens dessa troca, o Cultura Ambiental conversou com André Luís Moura, superintendente de regulação técnica de serviços públicos da Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico do DF – ADASA.

Escute o programa na Rádio Cultura FM (100,9), hoje, dentro do programa Revista 100,9, a partir das 17h (pela rádio ou pela internet no Movimento Calango). Ou ouça pelo Stickam. Abaixo, algumas informações sobre a hidrometração individualizada.

O que é a hidrometração individualizada em um condomínio? R: Consiste na instalação de hidrômetro(s) no(s) ramal(is) de alimentação de cada unidade habitacional, de água fria e ou quente, com a finalidade de se emitir contas individuais com o consumo real de cada apartamento.

Por que fazer a medição individualizada de água nos condomínios? R: Por se tratar de uma forma mais justa onde cada cidadão paga o que realmente consumiu representando um grande avanço nas questões condominiais, tanto nos aspectos econômico e social, quanto no ambiental, reduzindo-se o desperdício de água e evitando investimentos em obras nos sistemas produtor e distribuidor de água.

Por que a forma atual de cobrança de água em condomínios é injusta? R: Por não considerar o consumo real de cada unidade residencial levando o morador de um apartamento com um ou dois moradores a pagar igual a um com dez moradores.

O desperdício da água de terceiros tem influência sobre o valor da minha conta de água? R: Sim. Se sua conta não é individualizada você vai pagar o rateio do consumo do condomínio onde estará incluso todo abuso de consumo de terceiros.

Quais são os benefícios oferecidos pelo sistema de individualização da água? R: São vários, tais como: 1) Redução no consumo geral em cerca de 20 a 25% em relação a medição coletiva; 2) Redução da taxa de condomínio; 3) Justiça social: cada morador paga pelo que consome; 4) Rápida detecção de vazamentos de difícil percepção; 5) Agrega valor aos edifícios; 6) Redução da inadimplência; 7) Redução do desperdício de água; 8 ) Redução de insumos por parte da Concessionária com reflexos na tarifa de água; 9) Maior satisfação dos usuários.

Qual é a economia de água após a implantação do sistema? R: A tendência dos consumidores após a individualização é economizar a água para pagar menos, além disso, a verificação de vazamentos fica mais fácil, podendo ser corrigido rapidamente. Nos prédios que já optaram pela hidrometração individual, mesmo sabendo que o consumo depende dos hábitos e comportamento de cada morador, a economia do consumo total do condomínio tem variado de 20 a 25%.

É obrigatório fazer a hidrometração individualizada? R: A hidrometração individualizada é obrigatória conforme a Lei Distrital nº. 3.557, de 18 de janeiro de 2005. Em caso de inviabilidade técnica ou se sua implantação resultar em custo econômico-financeiro desproporcional aos benefícios que dele se espera, o condomínio deverá encaminhar à ADASA a decisão da assembléia-geral extraordinária, convocada para este fim, justificando a inviabilidade de implantação. Após analise pela ADASA das justificativas apresentadas, se bem fundamentadas, o condomínio poderá ser isentado da execução da obra.

A água utilizada para manutenção das áreas comuns do condomínio será paga de que forma? R: O consumo comum do condomínio será obtido pela diferença do consumo registrado no hidrômetro principal (do prédio) e o somatório dos consumos registrados nos hidrômetros individuais, e a conta será inclusa na taxa de condomínio. Além disso, o condomínio, muitas vezes, acaba arcando com a conta dos inadimplentes, já que é obrigado a pagar o total e dele não é possível descontar a parcela de quem não pagou.

Fonte: ADASA

Para mais informações entre em contato com a ADASA.

Anúncios

2 comentários em “Hidrometração individualizada”

  1. Moçada, eu apóio totalmente essa idéia! Não acho nada bom pagar pelas contas dos outros. Fizeram no meu prédio e a primeira conta da minha casa veio uma fortuna! A gente não sabia o quanto gastava… Agora estamos mais equilibrados e econômicos. Façam, vocês não vão se arrepender!!!!
    Abraços à equipe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s