Aniversário da Revista 100,9 e Dia do Cerrado

A Revista 100,9 hoje faz aniversário. Com 1 ano de vida, o programa se mostra como uma ótima opção para ficar por dentro do que acontece na cidade, para ouvir crônicas e muita música de qualidade. E ainda traz uma pitada de meio ambiente com o quadro Cultura Ambiental.

parabéns_cerejeira

O programa vai ao ar na Rádio Cultura FM (100,9), todas as sextas-feiras, dentro do programa Revista 100,9, a partir das 17h (pela rádio ou pela internet no Movimento Calango). Ouça também pelo Stickam.

No programa de hoje o destaque é o dia do Cerrado. O Bioma Cerrado localiza-se principalmente no Planalto Central do Brasil. Ocupa 24% do território nacional, pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Segundo estudos atuais, restam 61,2% desse total, em áreas distribuidas no Planalto Central e no Nordeste, estando a maior parte na região Meio-Norte , nos estados do Maranhão e do Piauí. Existem áreas de Cerrado também em Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, bem como em São Paulo.

Cerrado_biomas

É a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia, e a região tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Além disso, o Bioma Cerrado é favorecido pela presença de diferentes paisagens e de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais. 

O número de espécies vegetais supera 6.000. A riqueza de espécies de peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados é igualmente grande, ocorrendo a metade das espécies de aves, 45% dos peixes, 40% dos mamíferos e 38% dos répteis com relação ao Brasil. Estima-se que nada menos do que 320 mil espécies ocorram no Cerrado. Esse valor representa cerca de 30% de tudo o que existe no Brasil, pelo menos, segundo as estimativas realizadas. Portanto, a biodiversidade do Cerrado é elevada, mas geralmente menosprezada.

Pictures

Acredita-se que existam aproximadamente 7.000 espécies de plantas com flores no Cerrado, mas esse número pode chegar a 10.000. O grupo é de longe o mais diversificado entre as plantas porque existe uma diversidade de ecossistemas que compartilham a paisagem do Cerrado. Cerca de 35% das plantas do Cerrado são típicas da formação Cerrado sentido restrito; 30% de Matas de Galeria, 25% de áreas campestres e 10% ainda não estão classificadas.

Pictures-1

Não perca o Cultura Ambiental de hoje!

Assista o vídeo premiado sobre o Cerrado produzido pela Rede Globo.

Fontes: Embrapa cerrado, portal ambiente brasil.

Anúncios

3 comentários em “Aniversário da Revista 100,9 e Dia do Cerrado”

    1. Bacana, Eduardo! Ficamos felizes com seu comentário. Obrigada pela dica. O Ambiente Brasil é referência para nós.
      Abraços,
      Equipe Verde Capital.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s