Inaugurado em Brasília museu interativo ligado a questões ambientais

(Da Agência Brasil – com alterações)

Brasília – A capital da República ganhou hoje (20) um espaço para valorizar a cultura popular e voltado ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Trata-se do primeiro museu interativo instalado no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes.

Ao abrir a solenidade, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o economista francês Ignacy Sachs, considerado uma das maiores autoridades no conceito de desenvolvimento sustentável, plantaram mudas de ipê, em comemoração ao evento.

“Essa inauguração é muito importante, agora que tanto se fala em meio ambiente e efeito estufa”, disse o ministro Minc.

O espaço, dotado de uma sala para exibição de audiovisuais com arquivo de 120 filmes sobre o cerrado, só estará aberto para visita da população em 2010, quando Brasília comemora 50 anos.

De acordo com o senador Cristovam Buarque, que também esteve presente à solenidade, o novo espaço favorece a educação. “Esse museu não é só para os adultos, é também uma oportunidade para despertar a consciência ambiental nas crianças”, afirmou, referindo-se à sala de jogos interativos.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com o depoimento de Coracy Uchoa Pinheiro, 103 anos, viúva de Israel Pinheiro. Ela disse estar muito feliz com a inauguração do museu, mas não pode comparecer ao local por problemas de saúde.

Para o escritor e diretor de audiovisuais, Alvaro Garcia, o projeto significa um momento marcante em sua carreira. “Fico muito feliz em participar dessa iniciativa em prol da arte, das ciências e, principalmente, da educação”, concluiu.

Durante a inauguração do espaço foi lançado o livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente, de José Augusto de Pádua. A publicação dará suporte científico às atividades do museu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s