Matte sustentável

Na inauguração oficial da primeira fábrica verde da Coca-Cola na América Latina, localizada no Paraná, o vice-presidente de Sustentabilidade, Marco Simões, anunciou para o fim do ano nova fábrica, nos mesmo moldes, em Maceió.

A fábrica de Curitiba, construída rigorosamente nos moldes sustentáveis, tem aproveitamento da luz solar, reutilização da água da chuva e piso de cimento ecológico, pertence à Matte Leão, comprada pela Coca-Cola há dois anos. O empreendimento deve receber o certificado LEED (saiba mais abaixo).

Ali será produzido o primeiro mate orgânico. As folhas do produto vêm de plantação certificada, a embalagem é reciclável e o gosto lembra o mate de antigamente.

Certificação LEED

A certificação de Edifícios Verdes é realizada por entidades não governamentais como a USGBC  (United States Green Building Council), que desenvolveu um sistema de classificação chamado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que é mundialmente aceito e reconhecido.

No Brasil, recentemente, foi criado o Green Building Council Brasil (www.gbcbrasil.org.br), entidade que será responsável pela adaptação dos critérios do LEED para as condições e realidades brasileiras.

Para obter a certificação LEED de uma edificação, primeiramente, o projeto deve ser registrado junto ao USGBC para indicar se atenderá a todos os pré-requisitos exigidos para atingir uma determinada pontuação. A certificação só será efetivada após a construção do prédio e a confirmação de que os pré-requisitos foram atendidos.

De acordo com o número de pontos obtidos por uma determinada edificação, esta poderá ser certificada em uma das seguintes classificações: Platinum, Gold ou Silver. Atualmente, já existem no Brasil 24 projetos registrados para obtenção da certificação LEED, sendo que somente um já obteve a classificação na categoria prata.

As pontuações do LEED são divididas nos seguintes grupos:

•“Sustainable Sites” – Sustentabilidade da localização;
•“Water Efficiency” – Eficiência no uso da água;
•“Energy & Atmosphere” – Eficiência energética e os cuidados com as emissões para a atmosfera.
•“Materials & Resources” – Otimização dos materiais e recursos naturais a serem utilizados na construção e operação da edificação.
•“Indoor Environmental Quality” – Qualidade dos ambientes internos da edificação •“Innovation & Design Process” – Inovações empregadas no projeto da edificação.

As pontuações e pré-requisitos de uma certificação LEED dependem do tipo de empreendimento, conforme lista a seguir:
•“New Construction” (Prédios novos) – Nesta categoria, a certificação é realizada considerando o terreno e a edificação como um todo. Geralmente são prédios de utilização de uma única empresa ou entidade como: corporações, universidades, escolas, hospitais, etc. •“Existing Buildings” (Prédios existentes) – Nesta categoria, a certificação é realizada com base na performance de operação e na melhoria desta em edificações existentes.
•“Commercial Interiors” (Interiores de edificações comerciais) – Nesta categoria, a certificação é realizada somente para os inquilinos de áreas de escritórios em melhorias de instalações existentes ou novas edificações.
•“Core and Shell” (Prédios de múltiplos usuários) – Nesta categoria, a certificação é realizada para o terreno e para as áreas comuns da edificação, onde o empreendedor não tem responsabilidade sobre o projeto das áreas internas de cada unidade. Geralmente são prédios de uso coletivo para venda ou locação.
•Residências – Nesta categoria estão inclusos residências unifamiliares e prédios multifamiliares de até três pavimentos.
•“Neighborhood Development” (Desenvolvimento urbano) – Nesta categoria, a certificação é realizada para a parte urbanística de um condomínio, de um bairro ou de uma quadra residencial ou comercial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s