Exposição Cerrado Sempre Vivo

Fotos, artesanatos, boas músicas, belas poesias, meio ambiente e picolés das Delícias do Cerrado é o que você encontra na Exposição Cerrado Sempre Vivo, que teve abertura no último sábado dia 12. A exposição está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. A produção é de Fernanda Bueno, da Associação Adianto de Promoção Social.

Parte desta exposição seguiu para a COP 15 e está na sala principal que dá acessoào Comitê de Imprensa, fazendo o maior sucesso.

Compareçam, participem e ajudem a defender nosso Bioma!!

Estima-se que com o ritmo de destruição atual – cerca de 2,2 milhões de hectares anuais – o Cerrado estará extinto em 2050. Especialistas acreditam que mais de 70% da sua área original já esteja desmatada. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas. As unidades de conservação federais do bioma compreendem: dez Parques Nacionais, três Estações Ecológicas e seis Áreas de Proteção Ambiental. O Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade de outros Estados, Goiás 97% Maranhão 65%, Mato Grosso do Sul 61%, Minas Gerais 57%, Tocantins 91%, além de porções em outros seis estados.

Os chapadões do Cerrado abrigam as nascentes das principais bacias hidrográficas do país, como nascentes dos rios Madeira, Tapajós, Xingu e Tocantins, Bacias Amazônica,  do São Francisco e do Prata constituída pelos rios Paraná e Paraguai. Na região também está situada grande extensão do Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. Devido ao seu aspecto árido e potencial biológico pouco conhecido, o Cerrado, neste modelo desenvolvimentista, é visto como área a ser ocupada e desenvolvida, sem considerar suas peculiaridades e grau de fragilidade neste modelo desenvolvimentista. Atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas habitam neste bioma.

O objetivo deste projeto é apoiar a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 115/95, que propõe modificar o parágrafo 4° do art. 225 da Constituição Federal, incluindo então, o Cerrado (e a Caatinga) na relação dos biomas considerados Patrimônios Nacionais. Visando eliminar a ameaça já instaurada sobre o cerrado que é o segundo maior bioma brasileiro, berço de nossa capital e está ameaçado!!!

Fonte: Fernanda Bueno Adianto
www.adianto.org.br
fernanda@adianto.org.br
(61) 3468.7575
(61) 8434.1197

Anúncios

Uma opinião sobre “Exposição Cerrado Sempre Vivo”

  1. Essa exposição está na COP-15? Que bacana! É sempre importante divulgar ações como essas e vejo que vocês fazem isso sempre. valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s