Dicas ambientais

Sejam bem-vindos, ouvintes do Cultura Ambiental e leitores do Verde Capital! Após merecidas férias, estamos de volta com o quadro sobre meio ambiente no programa Revista 100,9.

2009 foi, sem dúvida, um ano agitado e bastante polêmico nas questões ambientais. Tivemos a discussão sobre o novo Código Florestal brasileiro que levantou provocações e esquentou debates, a COP-15 que deixou a desejar, licenças e autorizações ambientais bastante polêmicas para usinas hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia e no rio Xingu, no Pará, além de outras tantas ações e falta de ações…

Mas o que você tem a ver com todos esses temas?

Na verdade, tudo. Todas as ações ambientais e de descaso com o meio ambiente voltam para o próprio homem. As mudanças climáticas, por exemplo, e o uso insustentável da água nos centros urbanos são parte de uma realidade preocupante e que instiga soluções. Pudemos ver nesse início de ano, uma série de desastres ambientais devastando locais e tirando a vida de muitas pessoas, sem falar nos animais e vegetais que também foram prejudicados.

 Em nossos programas já aprendemos que lucro e sustentabilidade podem perfeitamente andar juntos, desde que se respeitem algumas regras. Então, que tal mudar de hábitos de vez e adotar atitudes mais positivas para o meio ambiente?

Pesquisas apontam que 77% da população da América Latina e Caribe vivem em cidades que abrigam mais da metade dos pobres, sendo que 25% deles vivem em situação precária. E essa população, até mesmo por falta de alternativas, de políticas públicas eficientes, acaba buscando as margens dos rios e encostas, que são áreas vulneráveis a inundações e deslizes, gerando grandes impactos ambientais.

E é por isso que a gente aqui no Cultura Ambiental não se cansa de falar sobre esse assunto e trazer sempre novas dicas que você pode aplicar no seu dia-a-dia. É preciso promover essa conscientização, oferecer o direito à informação e capacitar a sociedade para a tomada de decisões. A mudança só vem quando trabalhamos duro e damos atenção para pequenos hábitos do dia-a-dia que podem perfeitamente ser melhorados!

E já que ficamos todo esse tempo longe, trouxemos algumas dicas para iniciar o ano com sua dose de responsabilidade ambiental em alta.

Vocês já devem ter ouvido falar que o uso do fundo preto, em sites, gera economia de energia, não é? Atenção! Essa dica vale apenas para quem usa monitores antigos. Para quem utiliza os modernos monitores de LCD, isso aumenta o consumo de energia. Você pode, de fato, economizar energia com seu monitor LCD, adotando um conjunto de simples ações como: diminuir o brilho e o contraste, desativar a proteção de tela com imagens e ativar o desligamento automático do monitor.

Quanto à limpeza de casa, você pode substituir o detergente comprado no mercado por produtos feitos em casa. Dá para economizar nas compras do mês, resolver vários problemas para quem é alérgico aos produtos com cheiro mais forte e ainda ajudar ao meio ambiente. Você pode utilizar sabão dissolvido previamente em água quente como detergente. Aliás, você sabia que com óleo de cozinha você pode fazer seu próprio sabão? Leia essa e outras receitas ao fim dessa matéria.

Para branquear roupa, no lugar de água sanitária, use o famoso e antigo sabão de coco e deixe as roupas quarando no sol. O conselho da vovó ainda é o mais eficaz. Se tiver pouco tempo, você pode deixar a roupa de molho na água com meio copo de Bórax, que é uma substância não tóxica encontrada em farmácias.

E a última dica: nós podemos usar a imaginação e criar nossas formas de atuar em prol do meio ambiente. O ambientalista Mike Lieberman criou o blog 365 Maneiras de ser verde, em que posta todos os dias uma dica nova – e prática – para mostrar que ajudar o meio ambiente não é tão difícil.

Qualquer um de nós pode fazer qualquer coisa que seja. A gente se encontra novamente na próxima semana, na rádio Cultura que você ouve na FM 100,9, em Brasília/DF ou pelo site Movimento Calango, na internet. Até lá!

RECEITAS E DICAS

Limpeza ecológica – Aprenda a preparar algumas misturas para limpar pisos, armários e o vaso sanitário sem usar produtos químicos. Com um borrifador cheio, você consegue limpar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

1. Dê preferência ao vinagre de álcool. Ele é o mais versátil e pode ser usado em tudo.

2. Suco de limão é o melhor desengordurante. Passe o suco puro no forno, deixe por algum tempo e lave em seguida com água e sabão. Deixe os queimadores do fogão de molho no suco dos limões que começam a murchar e lave bem depois. Você vai ver como seu fogão vai ficar limpinho e brilhante.

3. O bicarbonato de sódio é um excelente abrasivo para lavar a parte superior do fogão, mesmo os de inox. Faça uma pasta com água, esfregue e depois lave com água e sabão. Dissolvido em um pouco de água morna, você pode usar para lavar o fogão por fora e também as geladeiras por dentro e por fora. Tira todo e qualquer cheiro e mantém o branco.

4. Utilize sal grosso para desentupir vasos sanitários, ralos e pias. Ele tem uma vantagem adicional: você elimina as baratas que habitam o encanamento e saem das pias, especialmente à noite. Para garantir, coloquem os protetores de ralo.

5. Misture vinagre branco (ou 2 colheres de sopa de suco de limão) e água na mesma proporção (meio a meio), e quatro colherinhas de café de Bicarbonato de Sódio para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários, móveis de couro branco, pia de mármore branco, box de banheiro e espelhos.

6. Utilize um pulverizador com vinagre branco puro para limpar a pia do banheiro e a borda do vaso sanitário O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente e fica tudo limpinho e desinfetado, já que o vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.

7. Para evitar o entupimento da pia do banheiro, coloque a cada 15 dias, 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de vinagre. Deixe agir durante a noite e, pela manhã, despeje água fervendo. Enfim, casa limpa e saúde garantida! E o planeta ainda agradece!

8. Polidor de piso e mobília: Misture 1 xícara de óleo mineral; 1 xícara de vinagre branco, agite para misturar e passe o produto com um pano limpo.

9. Limpadores em pasta para várias funções: uma mistura de vinagre, sal e água em quantidades iguais formam um efetivo produto de limpeza. Para obter uma pasta tipo sapóleo, experimente misturar partes iguais de sal grosso e fermento, com água suficiente para formar uma pasta. Para as duas receitas, aplicar a solução com esponja úmida, esfregando.

10. Pendure alguns galhos de eucalipto, alecrim ou lavanda dentro do box do chuveiro. O vapor fará com que eles exalem seu aroma natural mais forte do que o normal.

11. Óleos essenciais naturais podem ajudar seu lar a ter sempre aroma de frescor, se após a limpeza você pingar algumas gotas num pouco de água, colocar num vaporizador, vaporizar um pouco da solução num pano de algodão e passar ligeiramente nas superfícies para dar uma fragrância refrescante no ar. São indicados: lavanda, alecrim, citronela, capim-limão, eucalipto, menta, laranja, limão, pinho, cipreste.

12. Pingue algumas gotas do seu óleo essencial preferido na parte interna do tubo de papelão do papel higiênico. Cada vez que você girar o tubo, ele liberará no ambiente um aroma de frescor.

13. Os óleos limpam e protegem naturalmente, o bicarbonato de sódio limpa e desodoriza, e o vinagre é um desinfetante natural. Vinagre e óleos essenciais são antibactericidas naturais, principalmente o de eucalipto. Para pisos de madeira, usa-se óleo de oliva, água e óleos essenciais.

Fonte: Associação Ipê e Instituto Nina Rosa

Anúncios

2 opiniões sobre “Dicas ambientais”

    1. Querida Ruth, você devia estar logada em algum site ou blog quando deixou esse comentário no nosso site. Se olhar direitinho, vai encontrar um local para preencher seu nome e vai ver que ele provavelmente já estava preenchido quando resolveu comentar.

      Bom saber que achou a informação útil. Essa é nossa intenção sempre! Continue passando por aqui para trocar ideias.

      Abraço da equipe Verde Capital!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s