Preservação foi destaque em evento que homenageia os 50 anos de Brasília

Comemorar o cinquentenário da capital do Brasil doando mudas nativas do Cerrado para a recuperação da vegetação próxima às nascentes do Distrito Federal. Este foi o propósito do Celebrar Brasília 50 anos, evento realizado no sábado, 17, que teve como principal atração o multinstrumentalista Moby.

 
O evento foi gratuito, mas o público pôde optar por contribuir com a quantia de R$ 13,00, a fim de custear a produção das mudas do Cerrado. Segundo os organizadores do Celebrar Brasília, a ideia de trabalhar a preservação ambiental durante o evento é antiga. “Esta comemoração já faz parte do calendário oficial de Brasília e, neste ano, queremos conscientizar os participantes da importância do meio ambiente”, destacou Rodrigo Amaral.
 
Em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), por meio do Programa Adote uma Nascente, o objetivo é utilizar a quantia arrecadada para atuar contra um dos principais fatores de degradação das nascentes: a retirada de vegetação nativa das suas margens.
 
Assim, a Rede de Sementes ficará responsável pela produção e plantio das mudas. Já o IBRAM, fará a definição das áreas a serem recuperadas e o acompanhamento das atividades. Segundo a coordenadora do Programa Adote uma Nascente, Vandete Maldaner, terão prioridade no plantio as nascentes cujos voluntários não dispõe de recursos para promover a revegetação.
 
Ela ainda destacou que o tipo de espécie das mudas varia conforme a área, uma vez que elas precisam estar adaptadas à fitofisionomia local. Entretanto, ressalta que a embaúba, quaresmeira, buriti, angico e landim estão entre as mais utilizadas na recuperação da vegetação. O plantio das mudas deve acontecer no mês de outubro, após a estação chuvosa. Atualmente, o Programa conta com 201 nascentes adotadas.

Matéria publicada no site responsabilidadesocial (19/04/2010).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s