Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado para estimular a consciência mundial ao meio ambiente e incentivar ações da sociedade civil.

Este ano, com o tema “Muitas Espécies, Um Planeta, Um futuro”, a data busca focar a importância da saúde do Planeta e seus ecossistemas para a humanidade, além de apoiar o movimento das Nações Unidas que falamos na semana passada: 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade.

Nós, os humanos, fazemos parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo. Sabemos que mais de 17 mil espécies estão ameaçadas de extinção – desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais belas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; já que muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas…

E vcoê sabe qual é a razão disso tudo?

Simples. A atividade humana. É o que sempre alertamos aqui no blog. Na busca pelo desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com 3/4 das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós pisamos no acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.

Pois é, e com isso, nós estamos arriscando, de maneira progressiva, a perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta – conhecida como “biodiversidade” – nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito mais. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico.

Dessa forma, a data é uma ótima oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; refletir sobre nossas conquistas e modo de vida para protegermos e estimularmos a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.

E para essa mobilização, vale tudo, desde pequenas atividades individuais e escolares até grandes iniciativas de comunidades e corporações multinacionais. Vale sempre lembrar que nós devemos procurar ter atitudes e práticas mais conscientes para podermos contribuir para a sustentabilidade da vida no Planeta. Já falamos aqui que consumir com consciência não é não consumir, mas sim consumir de uma forma diferente, conhecendo os impactos desse consumo para a sociedade, para o meio ambiente e para a economia.

Então, mãos-à-obra! Nunca é tarde para começar e fazer um belo trabalho mudando hábitos e chamando amigos para aderir às boas ações. Esperamos que tenham comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente realizando uma ação em prol do meio ambiente. Nem que seja plantar uma árvore ou passar um fim de semana sem consumir o que não é necessário. Vamos trabalhar para que o mundo continue sendo um lugar habitável.

Vídeo interessante que encontramos no Youtube. Será esse nosso fim?

Anúncios

Uma opinião sobre “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s