XII FICA de 8 a 13 de junho, na Cidade de Goiás

Começa hoje, na Cidade de Goiás, o XII FICA. Participe! Cinema, natureza e cenário histórico. 

      

A histórica Cidade de Goiás oferece aos seus moradores e visitantes os diversos prazeres de um lugar afastado dos grandes centros urbanos. Ruas de pedras e o casario de arquitetura colonial, a rica gastronomia goiana, o ar puro e a beleza do Cerrado são apenas algumas delas. Porém, sem perder suas características interioranas, a cidade se modifica em junho com o agito do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, que será aberto hoje, 8 de junho e vai até domingo, dia 13.

Um dos mais importantes festivais temáticos do mundo, o FICA é uma oportunidade rara para o público unir paixões como natureza, cinema e tantas outras. Além de desfrutar das sessões de Cinema da mostra competitiva, cursos, palestras e debates sobre a sétima arte e temáticas ambientais, o participante do Festival tem a oportunidade de se deliciar com o empadão goiano, prato típico da cidade, ou visitar a casa onde viveu a doceira Cora Coralina, maior poetisa do estado.

Inseridos na magia do Cerrado e imersos na atmosfera da antiga capital goiana, estarão não apenas público e moradores, mas diversos ambientalistas, jornalistas, cineastas, músicos, entre outros. Algumas personalidades que irão marcar presença são o francês Jacques Aumont, considerado um dos mais importantes teóricos mundiais do cinema, os pesquisadores ambientais Luís Fernandez e Suzana Kahn, além dos músicos Lulu Santos, Alcione, Yamandu Costa e Paula Lima.

Nas telas, poderão ser conferidos 28 trabalhos pela mostra competitiva, dos quais 12 são produções estrangeiras. Uma seleção enxuta entre as 552 obras (de 67 países) inscritas. Um destaque entre os selecionados é o documentário “The Cove”, vencedor do último Oscar na categoria Melhor Documentário. A obra aborda a matança de golfinhos no Japão e tem causado muita polêmica mundo afora.

Além dos filmes e vídeos em competição, rola uma mostra paralela que, entre outros, exibe “Avatar”, de James Cameron. O filme é um dos grandes fenômenos recentes do Cinema mundial e foi vencedor de três Oscar. Embora a maior parte da mídia tenha se atentado apenas para o sucesso de seus efeitos em 3D, o que o traz para o FICA é sua temática, pois a obra busca mostrar o choque cultural entre o homem terráqueo  e a população  nativa  da lua Pandora, que vê suas terras ameaçadas pela ganância humana.

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura e tradições seculares, a Cidade de Goiás tem sua existência como motivo mais do que suficiente para uma visita. Apelo que aumenta ainda mais enquanto ela é palco do FICA. O Festival intensifica seu saboroso caldeirão cultural repleto de boas novidades para quem não perde por nada uma boa viagem, seja ao passado, presente ou futuro.

XII FICA terá atrações voltadas para as crianças       

As crianças terão diversão garantida no XII Festival de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, na Cidade de Goiás. Além da Mostra Infantil, com filmes exclusivos para a meninada, a programação do festival traz também uma oficina de animação, que será ministrada pela produtora Élène Dallaire, e ainda o espetáculo O Contador de Histórias do Cerrado, com o grupo goiano Arte e Fogo. O XII FICA acontece na antiga Vila Boa, com um leque de atrações voltadas para a sétima arte, o meio ambiente e entretenimento cultural.

Na Mostra Infantil, que tem curadoria de Carlos Cipriano, serão exibidos 11 filmes, entre produções nacionais e estrangeiras, todas com temática ambiental.

Fonte: www.fica.art.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s