11 de Setembro – Dia do Cerrado

Para quem não sabe, 11 de setembro é comemorado o Dia do Cerrado, como já falamos outras vezes aqui, o bioma mais rico em biodiversidade.

Para quem não sabe, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente quase metade da área original, cerca de 85 mil quilômetros quadrados de cobertura nativa já foi devastada. Ocupamos lugar de destaque na produção de grãos no país, mas perdemos cada vez mais em biodiversidade com o avanço do desmatamento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma possível solução seria a criação de unidades de conservação em áreas de fronteira agrícola. Semana passada falamos da Amazônia, mas a taxa de desflorestamento do Cerrado é mais alta que a da nossa famosa floresta…

O Distrito Federal é a terceira unidade da federação com maior parte destruída do Cerrado original, entre os 12 estados que possuem o bioma. São Paulo e Mato Grosso do Sul lideram esse péssimo ranking. As causas são o desmatamento por conta da produção de biocombustível (cana- de-açúcar), no estado paulista enquanto que no Mato Grosso do Sul a causa é o plantio de soja e a criação de gado.

Já aqui no DF, a principal causa apontada é a especulação imobiliária, já que inúmeras áreas verdes deram lugar às cidades. O que resta do Cerrado do DF aparece nas unidades de conservação, compostas pelo Parque Nacional de Brasília, Reserva de Águas Emendadas, Reserva Ecológica do IBGE e Jardim Botânico. Por aí vemos que a expansão apressada e desordenada é capaz de atropelar políticas ambientais, agroindustriais e de saneamento.

Essas ações destruidoras geram perdas ambientais e as queimadas estimulam a concentração dos gases e aumentam o efeito-estufa. Não é a toa que Brasília apresenta, nesse período, o ar mais poluído que São Paulo…
Também é importante lembrar que o cerrado guarda as fontes de água-doce do país. Acabar com a vegetação vai comprometer o que daqui a 15-20 anos vai valer mais que ouro e o que o Brasil ainda tem em abundância, água.

E com esse tempo de muita seca, já são mais de 120 dias sem chuva, nunca é demais alertar para os perigos das queimadas. Essa semana o Ibama declarou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. A medida autoriza os órgãos responsáveis por combater as queimadas a reforçar equipes dispensando licitações ou concursos públicos para contratar profissionais por tempo determinado. Somente nesse período sem chuva esse ano houve mais incêndios que em todo o ano passado e o fogo já consumiu sessenta e sete e meio por cento de cerrado, o que representa quase quinhentos mil metros quadrados.

Fonte: Agencia Brasil

Anúncios

Uma opinião sobre “11 de Setembro – Dia do Cerrado”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s