Que mundo queremos deixar para nossos filhos? E que filhos queremos deixar para o mundo?

Olá pessoal que nos acompanha todo esse tempo. Eu e o professor Bernardo Verano temos uma novidade muito bacana para você, que está sempre com a gente, recebendo nossas dicas sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nosso primeiro filho, Leonardo, está para nascer se é que já não vai ter nascido quando vocês estiverem lendo esse post… Por causa desse acontecimento mais que especial, ficamos pensando em um tema para falar essa semana e nada melhor do que uma reflexão sobre o mundo que queremos deixar para os nossos filhos. E você, já pensou em que tipo de mundo gostaria que seu filho vivesse?

Foi pensando nas coisas que nós podemos fazer, que o Cultura Ambiental dessa semana traz dicas importantes de sustentabilidade. Eu, você e qualquer um de nós podemos adotar hábitos e atitudes mais saudáveis para nós mesmos e para o meio ambiente.

Agora que nosso filho está nascendo, os pensamentos de deixar um mundo melhor para que ele cresça feliz vem aumentando. E por isso nossas dicas são para que vocês e nós também possamos fazer a nossa parte.

Leve uma sacola para fazer as compras tanto no supermercado quanto na feira. Levando sua própria embalagem – que pode ser uma mochila ou uma sacola de pano – você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa. Mesmo que não caiba tudo, qualquer redução, se pensarmos em grande escala, já reduz o impacto ambiental.

Prefira produtos naturais aos industrializados sempre que possível. Para a fabricação de produtos, as indústrias consomem grandes quantidades de energia e jogam toneladas de CO2 na atmosfera. Produtos naturais já nascem prontos, sem os custos ambientais exorbitantes.

Valorize o trabalho de cooperativas agrícolas e artesanais, elas são boas opções de consumo consciente. Há muitos artistas que trabalham com materiais naturais, reciclados ou reaproveitados, inclusive com a consultoria de designers renomados.

Procure direitinho, perto da sua casa deve existir um grupo de produtores de alimentos orgânicos. Com as cooperativas, eles conseguem manter uma escala de produção que possibilita a sustentabilidade de suas famílias. E sem agrotóxicos, os alimentos são mais saudáveis para quem consome e também para quem produz. Se na sua cidade tem uma feira, vale a pena começar a freqüentar e se habituar a fazer uso desse tipo de alimento.

Feche a torneira ao lavar a louça. Em 15 minutos, uma pessoa gasta mais de 240 litros de água. Instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros – um acessório bem baratinho – pode gerar uma economia de até 60%.

Separe o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados. É simples, basta ter duas lixeiras em casa para você colaborar com o planeta. Numa delas, coloque o lixo orgânico e na outra, os materiais que podem ser enviados à reciclagem: plásticos, papéis, metais e vidros e entregue em pontos de coletas. Assim, você evita a sobrecarga nos aterros sanitários e reduz o consumo de mais matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar. Se você mora em casa, reaproveite a água da lavagem das roupas para limpar a garagem, a varanda e o quintal. Você também pode armazenar a água da chuva que escorre pelas calhas para usar na limpeza das áreas externas.

Pendure suas roupas ao invés de usar a secadora. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

Use uma garrafa térmica com água gelada. Compre uma garrafa térmica de 2 a 5 litros. Abasteça-a com água bem gelada e uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d’água.

Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura etc.

Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

Não deixe seus aparelhos em standby. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando o aparelho está em uso.

Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

Desligue o computador. Deixe de lado o péssimo hábito de deixar o computador ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes por pura comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.

Desligue o ar-condicionado uma hora antes do final do expediente. No final do expediente a temperatura começa a ser mais amena e o uso não é tão necessário. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano.

Tá vendo como é fácil?! Assumir a responsabilidade de deixar um mundo melhor para nossos filhos vale muito a pena! E comece logo, o dia das crianças vem aí. Tente assumir uma postura menos consumista e se for dar um presente, ao menos convença o filhão a doar algum brinquedo que ele não usa mais para quem precisa. Ele começa a entender desde pequeno e vai poder ver a alegria nos olhos de uma criança carente.

Vamos ver agora um discurso maravilhoso feito na ECO 92, por uma menina canadense de 11 anos. Não há como não se emocionar com o que ela fala!

Anúncios

3 comentários em “Que mundo queremos deixar para nossos filhos? E que filhos queremos deixar para o mundo?”

  1. Olá,

    Meu nome é Ricardo, trabalho na Produção On-Line do Avesso, uma TV 2.0 que mostra os bastidores da comunicação. ( http://www.avesso.com.br).

    Fiz uma visita ao blog, parabéns pelo trabalho.

    Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, socioambientais, moda, design, esportes entre outros, e gostaríamos de ter seu blog como parceiro Avesso.

    Acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos programas.

    Caso tenha interesse, por favor entre em contato.

    Um grande abraço.

    Obrigado!

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br

    Curtir

    1. Caro Ricardo,

      Visitamos seu site e temos sim interesse em desenvolver uma parceria. Estaremos entrando em contato com vocês após as festas de fim de ano para em 2011 desenvolvermos um ótimo trabalho juntos.

      Equipe do verde capital

      Curtir

  2. Olá, tudo bem?

    E sou Ricardo Rosa, sou responsável pela Produção online do Programa Avesso ( http://www.avesso.com.br ). Um programa onde você fica por dentro dos bastidores das ações de comunicação das principais marcas no Brasil.

    Fiz uma visita aqui no blog e queria dizer que o trabalho que vem desenvolvendo é ótimo e está de parabéns!!!

    Nós desenvolvemos parcerias com blogs de diversas áreas, como: comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros. Gostaríamos muito de ter você como parceiro do Programa Avesso.

    Se houver intresse, acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos nossos programas.

    Aguardo seu retorno!

    Um grande abraço.

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br
    http://www.meadiciona.com.br/avessotv

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s