Descarte consciente – Olha que ideia genial!

Moçada, quem de nós, de vez em quando, fica com dó de jogar no lixo um objeto usado que a gente não quer mais e não sabe bem para quem doar, ou o que fazer? Todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida! Pois é… Mas a gente sabe que isso não é legal, certo? Só que são mil desculpas: corre, corre, falta de tempo, desconhecimento, entre outras mil desculpas que nós inventamos para não fazer o que é certo.

Pensando nisso, um cara muito bacana (quem tem uma ideia dessas e leva para a frente, só pode ser um cara bacana!), o designer holandês, Simon Akkaya, criou uma embalagem de descarte transparente que identifica os objetos para serem reutilizados. A embalagem protege os objetos da ação do tempo e chama a atenção das pessoas que passam na rua. Olha que bela ideia! O que não serve mais para nós, pode servir para muitas outras pessoas.

Goedzak-2

O Goedzak é um saco de lixo especial para os itens que ainda podem ser usados​​. É uma maneira amigável de oferecer produtos de segunda mão e estimular um comportamento sustentável.

Veja o texto de abertura do site: “Seja o vaso roxoque você ganhou da sua cunhada, ou aquele café especial da sua amada máquina de café (você sabe qual), que está mofando no porão há tempos, todo mundo é dono de coisas que já não querem mais. Ainda hoje e sempre nós jogamos fora esses itens, embora eles ainda possam ser de valor e/ou úteis para alguém. Estas coisas desaparecem em sacos de lixo cinza e acabam em pilhas de lixo. O Goedzak oferece a essas coisas uma segunda chance. Goedzak estimula as pessoas a dispor de seus produtos de uma forma mais consciente e sustentável. Goedzak pode estender a vida dos produtos.

Goedzak é o resultado de nosso projeto de design/pesquisa “Design para o altruísmo”. A partir de uma pesquisa aprofundada sobre os mecanismos envolvidos no comportamento altruísta, o objetivo era projetar produtos que estimulassem o comportamento para beneficiar os outros, preferencialmente completos estranhos.”

Um comportamento que estimula o uso de segunda mão com uma atitude sustentável!

Goedzak-42
Visite o site aqui e compartilhe essa bela ideia. E você, que atitudes toma para um mundo mais sustentável?

Anúncios

2 opiniões sobre “Descarte consciente – Olha que ideia genial!”

  1. Na Europa e no Japão é super comum as pessoas deixarem na calçada coisas de que não precisam mais, mas que ainda servem para outras pessoas. Quem passar e tiver interesse, pode pegar e levar para a casa. Simples assim. De livros a eletrodomésticos, de roupas a bicicletas, esse tipo de compartilhamento funciona pelos lados do velho mundo, mais civilizado que estas terras de cá, onde, caso alguém faça isso, certamente será apontado e rotulado com palavras nada agradáveis, visto como uma pessoa estranha, sovina, maluca e coisas que tais…

    Curtir

    1. A gente continua sonhando com o dia em que sermos um pouco mais “civilizados”, Marcia Godoy… Obrigada por compartilhar esse pensamento com a gente!
      Equipe Verde Capital

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s