IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) contrata para Brasília

Feira de Prod. Organicos Sert„o do Pajeu - Pernambuco

Assistente de Pesquisa

IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (www.ipam.org.br), é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1995 com a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia que atenda as aspirações sociais e econômicas da população e, ao mesmo tempo, mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região.

O presente edital tem o propósito de selecionar 1 (um) Assistente de Pesquisa para o escritório regional do IPAM em Brasília, DF, para atuar em atividades do Instituto com enfoque no projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: O Desafio da Transição da Produção Familiar de Fronteira para uma Economia de Baixo Carbono que será desenvolvido nas regiões da Transamazônica, BR 163 e Baixo Amazonas, no oeste do Pará.

REQUISITOS PARA O CARGO

– Graduação em Engenharia, Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Estatística, e áreas afins;

– Desejável pós-graduação em Gerenciamento de Projetos;

– Experiência em gerenciamento de projetos;

– Conhecimento avançado em Excel;

– Conhecimento intermediário em Inglês;

FUNÇÕES A DESEMPENHAR

– Auxiliar o gerente de projeto com informações para tomada de decisão.

– Realizar o acompanhamento e controle do planejamento orçamentário e financeiro dos projetos sob-responsabilidade nas diversas ferramentas de controle do IPAM.

– Acompanhar processos administrativos com objetivo de identificar riscos para cumprimento das atividades do projeto.

– Realizar interface entre as necessidades dos projetos (aquisição de bens e serviços) e a Administração (acompanhamento do cronograma de entrega ou contratação)

– Auxiliar na elaboração de edital e prospecção de prestadores de serviços, parcerias institucionais e contratos de consultoria.

– Analisar relatório financeiro de despesas de projetos

– Auxiliar na elaboração de orçamento para propostas;

– Auxiliar na criação e manutenção de cronogramas em conjunto com gerentes de projetos;

LOCAL DE TRABALHO

O candidato selecionado ficará baseado em Brasília, DF.

CARGA HORÁRIA

44 horas semanais

REMUNERAÇÃO

Será baseada nas qualificações profissionais e política salarial do Instituto.

Benefícios

– Vale alimentação ou refeição;

– Plano de saúde;

– Seguro de Vida;

– Celular oferecido pela empresa;

– Férias de 30 dias conforme legislação mais recesso de 10 dias no final de dezembro.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

– Carta de intenção (máximo 2 paginas), descrevendo experiência profissional e pretensões salariais;

– Curriculum vitae (resumo de no máximo 03 páginas);

– Uma carta de recomendação profissional, contendo nome, cargo, instituição, telefone e e-mail da pessoa que está fazendo a recomendação.

Os (as) interessados (as) deverão encaminhar os referidos documentos para os seguintes emails: curriculo@ipam.org.br, com o assunto “Assistente de Pesquisa”.

Processo de seleção

    • Recebimento de documentação digital – até 05/05/2013
    • Anuncio dos pré-selecionados (apenas estes serão comunicados)-08/05/2013
    • Entrevistas – até 15/05/2013
    • Anuncio do selecionado – até 20/05/2013

Contratação pelo regime CLT, com integração a equipe e início imediato.

Mais informações: http://www.ipam.org.br/trabalhe

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Consultor Economista/Especialista em Finanças

agricultura_familiarO presente edital tem o propósito de selecionar um consultor economista ou especialista em finanças ligado a negócios sustentáveis pelo período de 3-5 meses.

Desta forma, o IPAM está buscando um consultor que trabalhe em duas frentes:

1) Desenvolva um estudo que elucide as causas e como superar as barreiras que limitam a transição para um desenvolvimento rural de baixas emissões dos produtores da agricultura familiar tendo como base a analise do PRONAF como possível mecanismo para ajudar nessa transição;

2) Auxilie na elaboração de um plano de negócios (business case) para um mecanismo de financiamento interino no Brasil (em inglês chamado de Interim Forest Finance Facility – IFFF) que consiga alavancar (e dar escala a) investimentos privados de REDD e agricultura sustentável (baixo carbono).

Objetivos da consultoria:

1) Da Agricultura Familiar

  • Entender melhor as causas da pequena adoção do PRONAF na Amazônia Legal;
  • Mostrar como é possível usar o PRONAF para alavancar financiamento da transição para o desenvolvimento rural de baixas emissões, focando na intensificação da pecuária;
  • Entender as razões e propor soluções para a inadimplência, incluindo uma visão de como os bancos lidam com isso;
  • Apresentar propostas de como reduzir a vulnerabilidade ambiental e econômica dos pequenos produtores na Amazônia;
  • Auxiliar na organização de um seminário de apresentação dos resultados da consultoria.

2) Do Financiamento

  • Desenhar uma estratégia para o desenvolvimento de um IFFF;
  • Fazer uma analise detalhada da legislação federal, marcos legais e dos projetos que poderiam influenciar o desenho do IFFF;
  • Analisar em que escala (municipal, estadual, federal ou internacional) os recursos do IFFF poderiam ser aplicados, considerando a existência de mecanismos como o Fundo Amazônia;
  • Organizar Workshops entre sociedade civil e governo para discutir o IFFF;
  • Elaborar um plano de negócio para o IFFF;
  • Organizar workshops para capacitação de atores e para receber sugestões;
  • Organizar workshops de preparação para implementação do IFFF.

Perfil do Consultor:

  • Graduação Economia, Finanças, ou áreas afins;
  • Experiência na área de finanças (3 anos);
  • Experiência com desenvolvimento de mecanismos financeiros;
  • Conhecimento de REDD;
  • Bons conhecimentos de Inglês (podendo participar de reuniões e relatá-las);
  • Capacidade de trabalhar em grupo e de entregar produtos dentro do prazo;
  • Disponibilidade para viajar (no Brasil e Internacional).

Para concorrer à vaga:

  • Carta de intenção (máximo 2 paginas), descrevendo experiência profissional;
  • Curriculum vitae (resumo de no máximo 03 páginas);
  • Uma carta de recomendação profissional, contendo o contato da pessoa que está fazendo a recomendação.

Pessoas interessadas deverão encaminhar os referidos documentos para os seguintes e-mails:curriculo@ipam.org.br e anaiza@ipam.org.br, com o assunto: “Consultor Economista / Especialista em Finanças”.

Processo de seleção:

1. Recebimento de documentação digital até 17/04/2013;

2. Anuncio dos pré-selecionados (apenas estes serão comunicados) até 19/04/2013;

3. Entrevistas até 24/04/2013;

4. Anuncio do selecionado até 26/04/2013;

5. Início das atividades 6/5/2013.

Acesse aqui o edital completo.

Mais informações: http://www.ipam.org.br/trabalhe

 

Imagens daqui e daqui.

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