Jogo criado por bióloga desafia crianças a protegerem o meio ambiente

Jogo de cartas com animais super-herois estimula público infantil a entender ameaças ambientais, como caça predatória dos tubarões e biotecnológicas, como a clonagem de mamutes, a partir das 16h de sábado (20), na Asa Sul. A entrada é franca.

torneio pet flyer 2

Combater ameaças ambientais e tecnológicas por meio de personagens super divertidos é a missão para a garotada com o 1° Torneio PET que será realizado a partir das 16h do próximo sábado (20/4), no Café Ernesto, na quadra 115 Sul. O jogo PET, o Desafio (Protetores da Existência na Terra) é uma criação conjunta recente da bióloga brasiliense Nurit Bensusan, e do quadrinista Nestablo Ramos, que após sair das revistas em quadrinhos tem conquistado cada vez mais crianças e adolescentes. Com estratégias de defesa e de ataque, o jogo conta “com escalas de força que, assim como as do super trunfo, servem para combater ameaças como as clonagens, pesca predatória e poluição”, explica a autora. Programação inclui aulas de ioga para crianças. Classificação livre, e entrada franca.

Doutora em educação e mestre em ecologia, Nurit Bensusan conta que a iniciativa do torneio é gerar uma competição saudável, mas que exija conhecimento e informações sobre biodiversidade, o que reflete em um aprendizado lúdico e com conscientização ambiental. “Temos, por exemplo, um conjunto de ameaças ligadas aos tubarões. Como a criança tem que ler a ameaça para saber se ganha ou perde aquela rodada, essas ameaças acabam se tornando fontes de informação”, explica.

Segundo a bióloga e também engenheira florestal, a ideia de comercializar jogos com temas ambientais partiu da necessidade de encontrar produtos diferentes e de qualidade no mercado. “Percebi que os jogos que propunham uma reflexão sobre a conscientização ambiental eram, muitas vezes, chatos ou falhos”, ressalta ela que, além de PET, o Desafio, lançou outros cinco jogos e livros infantis pela empresa Biolúdica. São eles: Bioquê?, Tsunami, Biobrazuca, Labirintos – Parques Nacionais, Rio + 20, 21, 22, 23…, e Metamorfus, disponíveis para compra no site http://www.bioludica.com.br.

O evento é aberto à comunidade, com entrada franca e duração até às 20h. Os finalistas e vencedores do torneiro contarão com premiações exclusivas. Além disso, serão expostos para venda diversos produtos do PET, como canecas e mochilas. Haverá ainda uma oficina com os outros jogos da Biolúdica e aula de ioga para crianças com a professora Dayse Rose.

Serviço:
1° Torneio de PET
Data: 20 de abril (sábado)
Hora: 16h
Local: Café Ernesto (115 sul, bloco C, loja 14)
Ingresso: entrada franca
Realização: Biolúdica
Mais informações: http://www.bioludica.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s