Projeto Biguá, já ouviu falar? Recicle seu óleo de cozinha.

A essa altura você já deve saber que 1 litro de óleo usado contamina 25 mil litros de água, certo? Atualmente, dados da Casa Civil da Presidência da República informam que há um descarte inadequado, por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha. É um volume imenso desse poluente jogado no ralo da pia que vai parar nos nossos mananciais de água e no oceano. O descarte do óleo sobre o solo é igualmente danoso, em especial pela impermeabilização do solo e pela contaminação do lençol freático.

oleoagua

O que talvez você não saiba é que a Caesb – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, desenvolve uma ação comunitária, de cunho socioambiental, chamada Projeto Biguá. Esse projeto recicla óleo usado em frituras e ainda ajuda a mudar a vida de muitas famílias que passam a trabalhar com a fabricação de sabão na reciclagem do óleo, por exemplo.

O Projeto Biguá – Caesb trabalha para coletar óleo utilizado em frituras em residências, condomínios, escolas, bares, restaurantes e similares no Distrito Federal e entorno. O óleo coletado é destinado para a produção de sabão e, em um futuro breve para a produção de Biodiesel.

sabaoNa Região Administrativa do Gama, o Projeto Biguá estabeleceu uma parceria com o Programa BIOGAMA – Reciclagem  de Óleo Residual a partir de coleta seletiva na Comunidade do Gama/DF. Uma Iniciativa da UnB, a qual  também visa a educação ambiental da comunidade em geral com produção científica a partir de ações como campanhas educativas, oficinas para reuso do óleo, mini-cursos e palestras voltadas para todos os segmentos da sociedade do Gama. Para obter mais informações sobre o Programa mande um e-mail para: biogamaunb@gmail.com.

Se o seu estabelecimento é um bar, restaurante ou similar sugerimos que se torne um amigo da natureza cadastrando-se como Parceiro do Projeto Biguá. Para tal, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3342-2885 ou pelo e-mail projetobigua@caesb.df.gov.br, para que seja disponibilizado um recipiente em seu estabelecimento. Todo óleo de fritura deverá ser descartado neste recipiente que quando estiver cheio, o Projeto Biguá o recolherá e o substituirá por um vazio.

Se a sua família é consciente e se preocupa com o meio ambiente, orientamos que todo o óleo usado em sua casa, seja armazenado em recipientes de plásticos do tipo de amaciante de roupa ou de água sanitária. Quando o recipiente estiver cheio leve o para um Ponto de Entrega Voluntário – PEV Biguá (para saber onde entregar mande um e-mail para projetobiguá@caesb.df.gov.br).

NUNCA faça isso! Seja consciente.
NUNCA faça isso! Seja consciente.

O Projeto Biguá conta com a colaboração de todos e o meio ambiente agradece!

Assim é o certo!
Assim é o certo!

Saiba como descartar o óleo e conheça a rota desse resíduo até a produção de sabão ou biodiesel, nesse material produzido pela Caesb ->Clique aqui.

Serviço
Projeto Biguá – Ações Comunitárias em Saneamento Ambiental
Telefone: (61) 3342-2885/ 3341-3897
E-mail: projetobigua@caesb.df.gov.br

Fonte: Caesb

Anúncios

2 comentários em “Projeto Biguá, já ouviu falar? Recicle seu óleo de cozinha.”

  1. Boa tarde estou tentando cadastrar meu condomínio, no projeto Biguá e diz que não esta disponível. Alguém sabe como consigo. Liguei e insistem que devo cadastrar no site.

    Curtir

    1. Andreia, o que sabemos é a informação que está no site da Caesb: Se o seu estabelecimento é um bar, condomínio, indústria, restaurante ou similar te convidamos a se tornar um amigo da natureza, cadastrando-se como parceiro no Projeto Biguá. Para tal, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3214-7989 ou pelo email projetobigua@caesb.df.gov.br, para que seja disponibilizado um recipiente em seu estabelecimento. Todo óleo de fritura deverá ser descartado neste recipiente que quando estiver cheio, o Projeto Biguá o recolherá e o substituirá por um recipiente vazio.

      Você já tentou enviar um e-mail para esse endereço acima?

      Equipe Verde Capital.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s