Voluntários recolhem lixo na Água Mineral

LIMPEZA

O Correio Braziliense de hoje (28) trouxe uma matéria sobre ação voluntária que reproduzimos aqui na íntegra. Os próprios frequentadores de um dos locais de bela  natureza mais frequentados pelos brasilienses arregaçaram as mangas e limparam o parque. E você ainda acha que não há nada que esteja ao seu alcance para ajudar o meio ambiente? Pequenas ações como essa, multiplicadas pela cidade, pelo país, pelo mundo, podem fazer milagres pelo nosso planeta. O Verde Capital acredita nisso e por isso divulga e apoia toda ideia semelhante.

Se você desenvolve alguma ação desse tipo, mande para a gente!

Equipe Verde Capital.

SUSTENTABILIDADE » CORREIO BRAZILIENSE »  28/04/2014

Mutirão de limpeza na Água Mineral
Cerca de 30 voluntários recolheram 17 sacos de lixo na área de lazer. Grupo pretende conscientizar frequentadores sobre a importância de preservar o local

» FLÁVIA MAIA
Publicação: 28/04/2014

mutirao

Em vez de esperar, agir. Foi com esse lema que um grupo de frequentadores da Água Mineral resolveu arregaçar as mangas e limpar a sujeira deixada pelos visitantes na manhã de ontem. Em duas horas, cerca de 30 voluntários usando camisetas com os dizeres “Leve seu lixo para casa” encheram 17 sacos pretos de 15 litros de volume. Durante a operação, eles encontraram todos os tipos de lixo e em diferentes estados de decomposição: garrafas pet, camisinhas, toco de cigarro, fralda, latas alumínio. Até uma sandália de borracha e um pneu velho foram retirados do parque.

A limpeza foi a primeira tarefa dos voluntários, que se dividiram em quatro grupos e andaram por toda a área aberta ao público. Eles percorreram os espaços próximos às piscinas, as trilhas, a bilheteria e os estacionamentos. Nos três próximos fins de semana, eles orientarão os visitantes para que recolham o lixo produzido em sacolas plásticas e retirem-no do parque. Os voluntários distribuirão 6 mil sacolas com o lema da campanha para os frequentadores da Água Mineral e vão explicar os prejuízos para o parque e para a natureza do lixo acumulado em áreas de preservação. Dois banners, um na entrada e outro na saída das piscinas, relembram os visitantes da importância de respeitar o parque e de recolher o lixo.

Trabalho conjunto

A equipe responsável pela ação é conhecida como o grupo das 6. São pessoas que se reúnem às 6h da manhã todos os dias para caminhar e nadar na Água Mineral. Incomodados com a sujeira, eles resolveram agir. Uma das colegas do grupo, Dora Perdigão, 55 anos, que frequenta o parque há 28 anos, organizou a produção de 160 camisetas. Com a venda, eles puderam encomendar as sacolas plásticas e confeccionar os dois banners e o cartaz. “Nosso objetivo é limpar o parque e mantê-lo limpo com a ajuda de todos os visitantes”, diz.

A aposentada Ionice Lorenzone, 66 anos, estava entre as voluntárias. “O lixo é jogado perto das margens do rio, depois, tudo isso é levado para poluir o Lago Paranoá”, comenta. Para a aposentada Jane Figueiredo, 65, limpar o local é uma maneira de retribuir a caminhada diária. “A gente usa o parque todos os dias, é preciso dar um retorno a ele. É isso que estamos fazendo”, afirma.

Para Paulo Carneiro, chefe do Parque Nacional de Brasília, onde a Água Mineral está situada, atitudes como a do grupo das 6 são bem-vindas, pois ajudam na manutenção do parque. “É muito importante trabalhar com a sociedade civil. Como somos um órgão do governo, não temos a agilidade que a sociedade espera. Por isso, esse tipo de mobilização é muito interessante.”

Para saber mais

Confira qual é o tempo
de decomposição de
alguns objetos encontrados pelo grupo:

  • Garrafa pet 400 anos
  • Cigarro 5 anos
  • Copo plástico 50 anos
  • Borracha indeterminado
  • Alumínio de 200 a 500 anos
  • Vidro mais de 4 mil anos

Se quiser ler a matéria online, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s