Hoje é dia de trazer sua PET – campanha de reciclagem

 

Pet Day-Icesp-Verde-Capital2

O curso Gestão Ambiental da Faculdade Icesp Promove realiza hoje (15), a campanha “PET DAY – Doe uma garrafa”. O evento será realizado a partir das 19h, na unidade do Guará e terá a participação dos Associados da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (CORTRAP), responsáveis por recolher as garrafas.

Segundo pesquisa Censo, em 2012, foram recicladas 331 toneladas de garrafas pets. Todo material reciclado é usado de diversas formas como: Têxtil, Resina Insaturada e Alquídicas, Embalagem para Alimentos e Não-Alimentos Laminados, Chapas, Fitas de Arquear, Tubos, dentre outros.

reciclagem-pet-verde-capital5Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de poluir o meio ambiente, o material pode voltar à cadeia produtiva.

Realizado pelos alunos da matéria optativa do curso de Gestão Ambiental, a campanha estará dando suporte a VII Semana de gestão de RH onde estarão abordando como tema: Gerir pessoas para a sustentabilidade.

ciclo-pet

Conheça as conquistas alcançadas pela Cooperativa Cortrap

Com a ajuda de vários parceiros, foi construída uma reciclagem-pet-verde-capital4sala multiuso,destinada à realização de oficinas de arte, costura e reciclagem. Para garantir sua sustentabilidade, a Cooperativa está investindo em novas frentes de trabalho. Uma delas é a proposta de produzir manufaturas a partir de material reciclável, que, além de servir como nova fonte de renda, contribuirá para a formação dos cooperados. Duas oficinas já foram realizadas: instrutores voluntários ensinaram as técnicas da arte com papel jornal e produção de pufs feitos com garrafas pet para quatro cooperadas, que vão repassá-las dentro da Cortrap. “A intenção é aumentar a capacidade de produção”, explica Maria da Conceição, vice-presidente da Cooperativa.

CONVÊNIOS

Passam pela Cortrap cerca de 600 toneladas de lixo por mês. Os resíduos recicláveis correspondem a 30% desse total. A maioria do material recolhido provém de convênios firmados com órgãos públicos. Além da Câmara do Deputados, a Cortrap mantém parceria com a Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ong Moradia e Cidadania, Superior Tribunal de Justiça e Procuradoria Geral da República.

Em geral, o convênio é resultado da implementação de plano de gerenciamento de resíduos recicláveis na Administração Pública. Ainda assim, na Vila Estrutural, o lixo passa por novo processo de seleção, quando o material reciclável — papel, plástico e tetra pak – é definitivamente separado do não-reciclável. Este remanescente é levado pelo GDF para o Lixão.

MELHORIAS

Maria da Conceição confirma a melhoria dos lixos após as campanhas de descarte promovidas pelos órgãos conveniados. Agora, para transportar os materiais doados, as carroças não são mais o único meio de transporte disponível. Com o apoio da Fundação Banco do Brasil, a Cortrap recebeu a doação de um caminhão para a coleta de lixo. E com recursos transferidos pela Embaixada da Alemanha, adquiriu uma van.

PROJETOS FUTUROS

O progresso da sociedade não pára por aqui. Assegurados os recursos necessários, a Cooperativa prepara-se para construir amplo galpão, que permitirá melhor acomodação do material selecionado e melhores condições aos trabalhadores durante o processo de seleção do lixo — hoje realizado a céu aberto. O galpão será essencial para que a Cooperativa possa aproveitar o vidro recolhido. Por falta de local para estocagem em grande quantidade, os vidros ainda não são comercializados.

De acordo com o presidente, Janilson, faz parte dos anseios da Cortrap incluir na sociedade um maior número de famílias de catadores de lixo. Com mais de dez anos de existência, a Cooperativa contabiliza mais de 110 associados, que, desempenhando a atividade, obtêm a renda de R$ 400 mensais.

Serviço:

Evento: “PET DAY, Doe uma garrafa”
Onde: Guará I, Quadra 11
Dia: 15 de maio (quinta-feira)
Horário: A partir das 19h
Instituição: Icesp Promove

Fonte: Icesp/Promove, EcoCâmara, Centcoop.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s