Produção de sabão com óleo de cozinha mobiliza cidade do sertão

A iniciativa permite que comunidades carentes tenham mais uma fonte de renda e tem adesão de boa parte da população de Salgueiro

sabao-oleo-cozinha2Quem esteve presente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na semana passada (13 a 19/10), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), pode conhecer um projeto desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano na cidade de Salgueiro, em Pernambuco: a produção de sabão de corte com o aproveitamento do óleo usado na cozinha.

A fábrica de pastel local doa a maior parte do óleo, e o sabão produzido é enviado gratuitamente a casas de idosos, creches e abrigos. Em média, o instituto produz 120 barras de sabão por semana. Além disso, a instituição ensina moradores de comunidades carentes a produzir o sabão em barra.

“Adotamos uma fórmula simples, que leva somente o óleo reciclado, hidróxido de sódio – que é a soda cáustica – e um pouco de essência”,disse Geraldo Júnior. O professor estima que, com essa receita, as pessoas conseguem fazer uma barra de sabão em aproximadamente 40 minutos.

Para ele, além do papel social, a experiência testada em Salgueiro evita a poluição e traz ganho ambiental considerável onde é aplicada. “O óleo [de cozinha] é extremamente poluente”, disse o professor. Segundo ele, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, mas, “na transformação química para o sabão, torna-se um sal. Esse sal, quando diluído em água, é absorvido pela natureza. Ele se torna biodegradável”.

sabao-oleo-cozinha

Responsável por uma casa de acolhimento para crianças que recebe semanalmente sabão do instituto, informou que as doações do projeto contribuíram para reduzir o gasto mensal do abrigo com produtos de limpeza. “Crianças sempre sujam muita roupa. Nós gastávamos muito com a compra de sabão. A ajuda do projeto foi boa para o nosso orçamento”, afirmou.

O abrigo recebeu também uma oficina na qual as famílias das crianças ali atendidas aprendem a produzir sabão em barra. Segundo Silvana, o curso aproximou mães e filhos. “Com isso, conseguimos reunir mães que passam tempos sem ver suas crianças. Essa iniciativa gerou um vínculo com as famílias e com as mães cuidadoras também.”

Os responsáveis pelo projeto esperam expandir a ideia para outras cidades. O interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano pelo telefone (87) 3421-0050.

fonte: Agência Brasil

Anúncios

2 opiniões sobre “Produção de sabão com óleo de cozinha mobiliza cidade do sertão”

  1. Oi vi esses sabões na feira de tecnologica aqui no DF e o rapaz ficou de me enviar as receitas e ainda não enviou alguem tem o email deles.

    Curtir

    1. Olá, Gislane! Nós não sabemos quem é a pessoa e nem o nome dele. Mas buscamos alguns links na internet onde você pode encontrar receitas caseiras de sabão feito com óleo de cozinha. Segue: http://www.dicasdemulher.com.br/receitas-de-sabao-caseiro/. Esperamos que aproveite!

      Segue também uma receita: Utilizar luvas de borracha, mascara de proteção, 1 balde grande, 1 coador de pano, 1 cabo de vassoura, 1 forma grande: de plastico ou madeira forrada com plastico.

      INGREDIENTES

      07 litros de óleo de cozinha coado em coador de pano (reaproveitado)

      02 litros de álcool (Etanol compra no posto de gasolina)

      02 litros de água morna +/- 37°

      01 kg de soda caustica granulada da marca de sua preferencia

      COMO FAZER

      Amornar a água em mais ou menos 37° (para medir a temperatura coloque o dedo na água e conte até 10, você deve suportar o calor pelos 10 segundos da contagem)

      Despeje a água em um balde grande

      Acrescente a soda caustica e mexa até dissolver – use um pedaço de madeira, um cabo de vassoura serve

      Atenção: Cuidado com o vapor que sobe ao diluir a soda na água, use mascara e óculos de proteção

      Não pare de mexer e Acrescente os 7 litros de óleo coado e mexa por 5 minutos até misturar bem

      Não pare de mexer e Acrescente os 2 litros de álcool e mexa bem por 5 minutos
      Após os 5 minutos ele começa a engrossar, dando ponto de massa.
      Deixe do seu lado, já preparada a forma: pode ser uma caixa de madeira forrada com plastico grosso, uma bacia ou forma de plastico.

      Deixe descansar por 3 dias.
      Desenforme e corte em barras – se preferir embrulhe em papel ou plástico.
      A cor do sabão depende da cor do óleo, quanto mais escuro o óleo estiver, mais escuro o sabão fica.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s