Programas de TV

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre poluição visual

Tudo o que foge do padrão urbanístico de uma paisagem pode ser considerado poluição visual. Nas grandes cidades, é comum encontrar faixas, cartazes, placas, outdoors, front lights – recursos publicitários que, em alguns casos, provocam transtornos, principalmente aos motoristas, que podem prestar mais atenção ao anúncio do que no trânsito.

A produção descontrolada desse tipo de propaganda também contribui para a sujeira nas cidades e para aumentar o estresse das pessoas. Para discutir o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe o procurador de Justiça, Plínio Gentil, e o mestre em Saúde Ambiental e professor Bernardo Verano.

Na cidade de São Paulo foi criada uma lei para tornar a cidade mais bonita e livre de publicidades indesejadas. A lei Cidade Limpa, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2007, proíbe a propaganda em outdoors na cidade e regula o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais, dentre outras providências.

Já no Distrito Federal, o decreto 29.413/08, regulamenta as normas do Plano Diretor de Publicidade. O decreto determina como deve ser feito todo e qualquer tipo de publicidade na capital federal, mas na prática, em boa parte dos casos, a norma é desobedecida.

 

O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado (30/03/2012), às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; terça-feira, 18h; quarta-feira, 10h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Aborda a relação do homem com o meio ambiente

%d blogueiros gostam disto: