Como tratamos o lixo nosso de cada dia

Muitos dos problemas enfrentados nos últimos tempos tem relação com a forma como tratamos nosso lixo. Enchentes, entupimentos de bueiros e esgotos, em grande parte, são causados pela péssima maneira como o lixo de nossas cidades é tratado. Mas não se engane, leitor, é muito fácil cobrar e responsabilizar o governo, mas nós não fazemos nem um terço do que deveríamos para ajudar a resolver esse problema.

Muitas pessoas, por exemplo, tiram o lixo de casa logo pela manhã cedo sendo que o caminhão de lixo só passa recolhendo à noitinha. O que acontece? O lixo fica no chão, em canteiros, nas calçadas, esquinas e becos sofrendo a ação do tempo e os ataques de animais. O resultado são sacos rasgados, lixo espalhado, canteiros e gramados sujos. Por que não ser consciente e só colocar o lixo na rua quando o lixeiro passar? A menos que você tenha um recipiente próprio para a colocação do lixo, deixe para descartar somente um tempo antes do caminhão chegar.

Vamos ver o que acontece com o lixo deixado na rua, quando chega uma daquelas chuvas de verão:

E aí, entendeu agora a importância de fazer a sua parte antes de se achar no direito de culpar governos apenas? Se cada um fizer o seu, o problema será bem menor, assim como a reclamação que teremos que fazer com o poder público. E isso inclui jogar um simples papel de bala no meio da rua ou pela janela do carro.

Flávia Gomes
Equipe Verde Capital

Deixe um comentário